segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Velho e Novo tempo


Durante séculos de dominação patriarcal, refletida nos valores espirituais, culturais, sociais e comportamentais que podemos ver na atual sociedade dita pós-moderna, podemos ver o quão deturpada o feminino foi,  por anos à fio. A energia feminina foi negada e reprimida em todos os campos. O resultado disso é uma cultura centrada na violência, conquista e dominação, com o conseqüente desequilíbrio global atual.

"Os homens - como gênero - não foram os únicos responsáveis pelas agressões e atitudes extremistas a eles atribuídas; a causa pode ser atribuída à maneira pela qual a identidade masculina foi criada e reforçada pelos modelos e comportamentos de “heróis” e “super-homens”. Os Deuses guerreiros e as posteriores outorgados interpretações da Bíblia passaram por cima das milenares tradições matrifocais. Em lugar de valores de paz, prosperidade e parceria igualitária, foram instaurados princípios e sistemas de conquista, exploração e dominação da Terra, das mulheres, crianças e de outros homens.

As mulheres começaram a ser perseguidas, inferiorizadas e a nova sociedade patriarcal destruiu grande parte dos rituais ,“demonizando” e distorcendo seus símbolos e valores. A relação igualitária homem-mulher foi renegada, a mulher declarada um ser inferior, desprovido de alma, amaldiçoado por Deus (pelo novo Deus advindo do patriarcado, não mais o Deus caçados dos tempos primitivos, filho e consorte Dela).

Às mulheres foram destinadas como responsáveis pelos males do mundo e por isso destinada a sofrer e a ser dominadas pelos homens.

Mas os séculos passam e agora o tempo não é mais de medo. Elas já podem sair das sombras, assim como no inicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário